3 de jan de 2016

O que a ração seca faz com a urina do seu gato?


Texto escrito pelo médico veterinário Guillermo Diaz, graduado na Universidade Mayor de San Marcos, em Lima, Peru. 

“Eu tenho alimentado meu gato com ração seca premium, como recomendado pelo veterinário. Ele agora tem 1 ano e 3 meses e, de repente, desenvolveu obstrução urinária. Depois de um tratamento doloroso e caro, que incluiu colocação de um cateter na uretra, exames de sangue, anestesia, aplicações de soro, lavagem da bexiga e vários medicamentos contra a dor, ele finalmente se recuperou e está voltando ao normal. O veterinário recomendou que eu o alimentasse com uma ração seca especifica para este tipo de problema. Estou muito confuso, pois descobri que rações secas são a principais causas de problemas urinários em gatos. Por favor, me ajude.”

Esses tipos de problemas não acontecem “de repente”. Eles vem se formando durante um longo tempo, até que a fisiologia do gato não consegue mais lidar com a falta de umidade correta deste tipo de alimentação e as doenças aparecem: obstrução urinária, cistite, doença renal, doença do intestino irritável, diabetes, perda de pêlo, problemas dentais, entre outros. 

uretra bloqueada

Na obstrução urinária o dono pode perceber o quanto o animal sente dor, pode observar as pequenas gotas de urina mesmo com muito esforço ou até mesmo nenhuma urina, o animal lambe excessivamente seus órgão genital e pode até mesmo miar excessivamente e alto. Antes desses eventos ocorrerem, o gato não mostra nenhum tipo de comportamento estranho e parece estar completamente normal. 

Quer saber mais? Leia! - 

O que a ração seca industrializada pode causar no seu gato?


Para entender as razões dos gatos têm obstrução urinária em suas pequenas uretras, devemos fazer uma rápida revisão na fisiologia incrível dos felinos. 

Os felinos evoluíram sobrevivendo à milênios de ambientes extremamente pobres em água, como os desertos. Esse é o motivo de que eles possuem pouca sede comparado com outros animais, como o cão. Então, de onde os gatos, que se desenvolveram em ambientes áridos, encontram água para seu organismo? De sua alimentação.

Esse fator tão importante da fisiologia felina não mudou, apesar de todas as mudanças da nossa sociedade moderna. Nossos gatos domésticos, fisiologicamente, continuam iguais a seus ancestrais caçadores que viviam nos desertos. 

todos os felinos, pequenos ou grandes, são carnívoros estritos

Lembre-se sempre: uma presa comum do gato, como um ratinho, lagarto ou um pequeno passaro, possui aproximadamente 75% de agua. A porcentagem de agua em uma ração seca é de aproximadamente 8% - você pode confirmar no rotulo. Um gato consumindo ração seca até pode parecer beber mais agua, mas na verdade, ele está ingerindo bem menos umidade necessáriam comparando com uma alimentação à base de patê de lata ou alimentação natural. Isso significa que gatos que comem somente ração seca estão, permanentemente, em algum nivel de desidratação. 

Por causa de suas adaptações fisiológicas para ambientes com pouca agua, os rins dos gatos produzem urinas muito concentradas.Quando os gatos comem uma alimentação rica em umidade, uma quantidade adequada de agua entra em seus sistemas urinários e, assim, ajudam a liberar minerais e cristais em formação, mantendo a bexiga e a uretra saudáveis. 

Quer saber mais? Leia!



É importante lembrar que encontrar cristais na urina de qualquer animal é normal. Quando o individuo ingere quantidades corretas de água para seus organismos, os minerais e cristais são eliminados regularmente, prevenindo a formação de pedras e cálculos no sistema urinário. 

Quando gatos estão em uma dieta de baixa umidade, os minerais da comida vão se concentrando na bexiga, pela diminuição da urina, produzindo urina hiper-concentrada e supersaturada, até que finalmente resulta em obstruções. 

urina de um gato com obstrução e cristais 

Quero que vocês entendam o quanto a ração seca é prejudicial para o sistema urinário felino. O principal componente encontrado na urina dos gatos com obstrução são cristais de estruvita. 

Quando um carnívoro estrito é alimentado com uma dieta com altos níveis de carboidrato, a urina se torna alcalina, o que favorece o aparecimento destes cristais. Uma urina alcalina é muito nociva para a membrana mucosa da bexiga, gerando inflamação e produção de um número cada vez maior de coágulos de muco e sangue, até que resulta em um bloqueio da uretra. 

o que faz mais sentido oferecer para um carnivoro que precisa de umidade?

Para um sistema urinário saudavel, todos os gatos devem manter suas urinas ácidas e isso é conseguido através da alimentação natural ou com patê de lata. 

Os beneficios de uma alimentação rica em umidade são: PH ácido da urina, o que promove saúde da bexiga, níveis de ingestão de água adequados, constante excreção de urina e seus minerais, incluindo os cristais de estruvita.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.