28 de mar de 2015

O que a ração seca industrializada pode causar no seu gato?

As informações abaixo foram tiradas da http://www.catinfo.org/ , da médica veterinária Lisa A.Pierson , adepta da Alimentação Natural para seus animais e pacientes.

Os maiores problemas associados à ração seca são: quantidade baixa de agua, quantidade alta de carboidratos e os baixos niveis de proteina animal de qualidade ( rações se utilizam de proteina de grãos ou vegetais, que são mais baratas ). 

DIABETES - Doença de difícil manutenção em gatos, sabemos que a diabetes pode diminuir consideravelmente ou até mesmo desaparecer do sistema de um gato, assim que as taxas de carboidratos em sua dieta se aproximam à necessidade básica de sua especie, pela diminuição ou suspensão de ração seca e utilização de dieta umida. 

DOENÇAS RENAIS - Doenças renais cronicas são, provavelmente, a causa número 1 de morte de gatos. É perturbador pensar no papel da desidratação cronica causa na exacerbação das doenças renais em gatos, especialmente naqueles que estão em uma dieta de ração seca. Mesmo as dietas "próprias" para tratamentos renais possuem apenas 10% de umidade x 78% da comida úmida  deixando seu gato com um nível menor ainda de umidade em seus organismos. Não há logica em receitar soro subcutâneo para um gato renal, enquanto uma dieta seca é mantida. 


gatinho internado, com sonda :(  uma doença sofrida 

- CISTITES ( inflamação da bexiga, entupimento da uretra, pedras na bexiga ou nos rins ) - Se o seu gato se alimenta de uma dieta 100% formada de comida úmida  há uma boa change de você nunca precisar se preocupar com isso. Cistite é um problema muito comum e doloroso em gatos. Os cristais também são muito comuns e podem levar a uma obstrução e infecção urinarias que podem arriscar a vida do animal. 

Cistite pode ocasionar incontinência e as pedras podem causar uma ruptura fatal na bexiga, bloqueando a saída da urina. É importante ressaltar que pedras e cristais na urina são diferentes. Cristais são normalmente encontrados nas urinas felinas e não há necessidade de uma "dieta seca especial" para isso. Até mesmo o tempo em que a amostra é recolhida e analisada pode favorecer o surgimento de cristais se não for logo analisada no periodo entre 30-60 minutos. Quando estamos falando da saúde dos rins e da bexiga, é essencial que a agua esteja presente para prevenção e tratamento das doenças envolvendo o sistema urinário. 


pratinho natural de carnes cruas e vegetais purificados que imitam conteudo estomacal :)

Quando um gato está em uma dieta com pouca umidade, a urina dele se torna mais concentrada e em menor volume, resultando em um número mais alto de cristais. E é a partir do crescente número destes cristais que se formam as pedras. Além disso, alta concentração de urina com PH alto irrita a bexiga, causando inflamações dolorosas. Lembrem-se que gatos tem pouca sede e foram desenhados para conseguir agua de seus alimentos. Até mesmo uma dieta de patê industrializado irá manter um nível adequado de agua pelo sistema urinário para mantê-lo saudável. 

Quer saber mais sobre Cistites e Calculos urinários? Leia mais! -  

SINDROME DO INTESTINO/ESTOMAGO IRRITAVEL - Os sintomas variam desde vomitos, diarreia e/ou constipação, tambem podendo causar emagrecimento. Há muito o que ainda ser estudado sobre essas variaveis, mas é logico começar a tratar um problema gastrointestinal com uma dieta umida propria para o gato, respeitando seu organismo. Muitos gatos se recuperam da doença com uma dieta sem grãos ( soja, milho, encontradas comumente em rações secas )

OBESIDADE - Um problema sério e comum em gatos. Gatos obesos tem 4x mais chances de adquirirem diabetes. Gatos obesos não conseguem se limpar apropriadamente e isso pode causar infecções sérias no anûs, penis ou vagina. Gatos obesos sofrem com problemas ortopedicos dolorosos. Gatos são carnivoros e necessitam de uma dieta com alta quantidade de proteina, com gordura moderada e sem carboidratos. Carboidratos são usados para gerar energia e quando não são utilizados, se transformam em gordura.

As chamadas "rações de dieta" apontam a gordura como um ingrediente a ser diminuido. A opção seria aumentar o nível de proteina ou carboidrato das rações, se não os dois, mas proteina animal é produz mais custos do que carboidrato ( grãos, batatas, ervilhas, etc ) e os fabricantes de ração aumentam o número destes carboidratos fazendo com o que o alimento seja inadequado para gatos.
Uma dieta ideal para gatos deve ser:
*com alto teor de proteina
*moderada em gordura
*baixo nível de carboidratos
*com alto nível de umidade


a obesidade pode roubar até cinco anos de qualidade de vida do seu gatinho 

Muitos gatos que utilizam ração seca dietetica acabam perdendo peso, mas não de uma forma saudavel, pois também perdem muita massa muscular. O ideal é perder peso mantendo a musculatura.

LIPIDOSE HEPATICA - Uma das doenças metabólicas mais comuns em gatos. Gatos que passam mais de 3 dias sem comer estão propensos a ter essa doença, muitas vezes, fatal. Uma dieta com alta proteína  baixo carboidrato, mesmo as enlatadas, ajuda o gato a manter um peso saudável e ideal, tornando-o menos propenso a acabar com gordura acumulada no figado. 



BOLAS DE PÊLO - Vômitos frequentes podem ser um sintoma da Sindrome do Intestino Irritavel.  E você não deve encarar isso como algum "comum" do comportamento felino. Muitas pessoas me perguntam como evitar as bolas de pelo e a primeira atitude é escovar o gato. Isso pode ser feito diariamente ou até mesmo com uma tosa integral se o pêlo estiver causando um grande problema.

Bolas de pêlo não são exclusividade de gatos de pêlo longo, pois os gatos de pêlo curto 
( especialmente os de pêlo duplo ), também podem ter problemas. Então, o mais logico é escová-los e manter um trato digestivo saudável que consegue lidar naturalmente com os pêlos ingeridos pelo gato.

DOENÇAS PERIODENTAIS - Muitos veterinários afirmam que a ração seca ajuda a manter os dentes saudaveis. Isso faz tanto sentido quanto dizer que biscoitos crocantes também favorecem os dentes humanos. Primeiramente, mesmo que a ração seca seja "dura", ela é facilmente modificada no primeiro sinal de pressão ou umidade. 

Segundo, as mandibulas e dentes dos gatos foram desenhadas para comer pedaços de carne e ossos, não para ração. Terceiro, a grande maioria dos gatos não mastiga a ração, engolindo-as inteiras. Levando em consideração o que um gato come na natureza, faz muito mais sentido dar a ele algo parecido em forma de pequenos pedaços de carne triturada, do que ração. Carnes e ossos crus tem a consistencia ideal para manter os dentes saudaveis. A escovação para gatos que não recebem alimentação crua ainda é a melhor maneira de proteger a saúde bucal. 

doença periodontal grave 

ASMA / PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS - Muitos gatos com sintomas respiratórios melhoram consideravelmente quando são colocados em dietas sem grãos ( patês ) ou dietas caseiras cruas. Alguns destes animais estão reagindo aos pedaços de baratas e fezes de ratos encontradas nas rações ou podem estar tendo reações ao gluten adicionado nestas rações secas. 

Uma terapia somente com esteroides não trata a real causa do problema e ainda arrisca o animal a um quadro de diabetes, tornando-os ainda mais suscetíveis a outras infecções. Para diagnósticos de alergias e outros problemas respiratorios, é importante analisar TODAS as variáveis. 

O processo de transição da ração seca para a comida umida é demorado. Paciência e tempo são essenciais para que uma nova alimentação seja aceita com sucesso, especialmente em gatos mais velhos. Uma razão para que gatos gostem tanto de suas rações secas é por causa da fonte animal que as industrias de ração utilizam. Eles enchem cada grão com uma mistura química extremamente palatável para o gato, fazendo com que ele coma mais de uma alimentação com baixos nutrientes, para compensar. Além disso, a textura da ração é muito diferente dos patês e alimentações naturais e gatos são animais muito resistentes à trocas de textura em suas comidas. 

PRESERVATIVOS / CONSERVANTES - São ingredientes importantes que precisamos nos atentar a respeito.  BHA, BHT e etoxiquina são extremamente questionaveis em termos de segurança. Em grande parte do mundo estes componentes foram abandonados a vários anos, substituidos por opções mais naturais e saudaveis. Fique atento a todas as nomeclaturas, pois algumas fabricas mudam o nome dos ingredientes questionaveis para disfarçar.

( BHA e BHT são substancias associadas ao aparecimento de cânceres e tumores, podem contribuir para a dificuldade de metabolizar os alimentos e também na mudanças no estado geral de saúde e comportamento. O Japão baniu seu uso completamente em 1958 e países como Romênia, Suécia, EUA e Austrália baniram seu uso em rações e alimentos infantis. Até o  McDonald's deixou de usá-lo em 1986. ) 

Quer saber mais? Leia! - O perigo dos corantes nas rações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.